O advento da tecnologia na indústria trouxe inúmeros benefícios para organizações do setor. No entanto, é preciso estar preparado para lidar com a automação. Principalmente quando ela se dá por meio de equipamentos usados para indústria, cabe aos gestores estarem atentos às manutenções para não lidar com imprevistos.


Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto?


Principais tipos de manutenção ocorrem por motivos distintos e em momentos diferentes na vida de uma empresa


Equipamentos Usados para Indústria


Como em qualquer setor, é preciso vivenciar o dia a dia de cada companhia para entender o melhor momento de automatizar e como lidar com a manutenção de máquinas usadas para indústria. Em regra, ela pode ser de três tipos:


Manutenção corretiva: como o próprio nome sugere, visa corrigir falhas ou defeitos em equipamentos usados para indústria. A grande questão deste tipo de manutenção é a falta de programação por parte da empresa, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, impactando negativamente na linha de produção;


Manutenção preventiva: prevenir que uma máquina industrial usada apresente problemas é o grande objetivo deste tipo de manutenção. Este suporte tem enorme utilidade pois determina a periodicidade com que o maquinário será revisado, baseando-se em estatísticas e manuais do fabricante;


Manutenção preditiva: a característica deste tipo de manutenção é o acompanhamento contínuo de equipamentos usados para indústria. Por meio de diagnósticos feitos por monitoramento, é possível atuar antes que uma máquina quebre ou pare de funcionar. Desta forma, é possível programar paradas e impactar menos na cadeia de produção.


A WFA atua na compra e venda de máquinas industriais usadas há mais de duas décadas. Com eficiência, tradição e qualidade, nos tornamos uma das empresas líderes no processo de indústria brasileiro no que diz respeito ao fornecimento de equipamentos.